16/06/2016

Resenha: A era de ouro do pornô

Título: A era do ouro pornô
Autor(a): Zeka Sixx
Editora: Multifoco
Número de páginas: 160
Sinopse: Max tem vinte e nove anos e mora sozinho em um apartamento em Porto Alegre. Faz bicos como tradutor e sonha em ser escritor, enquanto passa os dias bebendo, esperando o fim de um bloqueio criativo que o aflige há três anos. Você já leu essa história milhares de vezes, certo? Não exatamente. "A Era de Ouro do Pornô", primeiro romance de Zeka Sixx, autor do livro de contos "O Caminho dos Excessos" (Edição do Autor, 2015), parte de uma premissa aparentemente batida para se revelar uma fábula maldita, encharcada em álcool, sexo, cultura pop e niilismo. Mais do que Max, o anti-herói central, é a cidade de Porto Alegre, com seus habitantes - do sexo feminino, em especial -, o verdadeiro personagem do romance. O enredo se desdobra como uma montanha-russa, indo do sonho ao pesadelo num virar de página. "A Era de Ouro do Pornô" é uma sátira a uma geração que colocou sobre seus próprios ombros a necessidade de ser criativamente relevante.

''Enlaço meus dedos nos dela. Ela sorri. Não há mais volta. A vida é boa demais quando não somos exigentes. Game over.''

Olá, pessoas! Como estão? Trago agora a resenha de um livro que havia me deixado intrigada desde o começo. Certos livros aguçam a nossa curiosidade e nos fazem abri-los sem saber o que esperar deles, foi exatamente o que aconteceu aqui - aquela completa surpresa.

Max mora sozinho e ao auge de seus vinte e nove anos sonha em ser escritor - fato este que está repleto de dificuldade, tendo em vista que o mesmo se encontra com um enorme bloqueio criativo. Deseja escrever, escrever, mas nada sai. Que chato isso, não é? 

Max é aquele tipo de personagem desligado com a vida, sabe? Desligado no sentido de não se importar muito com o amanhã. Ele vive da forma que julgar mais conveniente, sem ligar para a imagem que está passando. Aqui não é trabalhado um típico papel de personagem perfeitinho, como estamos acostumados a ver. Pelo contrário, Max é o oposto disso e não vê problema algum com tal fato.


''Essa gigantesca artéria que se conecta aos órgãos genitais da cidade, entupida de carros, de merda, de porra seca, de putas tristes, putas pobres e putas filhas da puta, que agora observo enquanto termino a primeira cerveja do dia.''

Confesso que em certas cenas eu me pegava rindo da situação, me proporcionou uma leitura divertida. A rotina do personagem é trabalhada de uma forma que, embora já tenhamos uma ideia do que irá ocorrer, no sentido de um contexto geral, o leitor ainda sempre se vê surpreendido com o que acontece. 

Vejo Max como um viciado em sexo. Sua vida parece girar em torno disso. Como o próprio personagem cita, sexo é sua liberdade e sua prisão ao mesmo tempo. Tive a impressão de que ele acorda e o ''preciso transar'' é tão natural quanto piscar os olhos e respirar. Sexo, sexo e mais sexo. É disso que Max sempre precisa, é isso que ele sempre procura, parece ser disso que ele é feito.


''O que acontece a seguir é previsível; estava escrito nas estrelas, como diz o clichê. Ela conta que trabalha no Dominó há dois anos. Eu bebo. Ela diz que o pai acha que ela trabalha com promoção de eventos. Eu rio. Ela fala que me achou ''um gatinho'' e pergunta se quero ''fazer uma festa''. Eu aceito.

Algo que adorei e acho importante dar ênfase foi a objetividade do autor. Sua escrita é fácil, prática de ser lida. O autor tem o seu foco e trabalha nele com ousadia sem precisar enrolar para desenvolver sua trama. Se tem uma coisa que essa obra não tem é enrolação - o que é ótimo.

É um tipo de obra para quem tem a mente aberta, o vocabulário é seco - tenho certeza que vai espantar muita gente. Não me espantou. Para o tipo de vida que Max escolheu para si, não poderia ter tido uma abordagem diferente para expressá-lo.  

Não deixando a desejar, o autor traz um desfecho que nunca seria esperado, fazendo o leitor se indagar o que mais aconteceu na vida daquele personagem. Tem um gosto de quero mais. Max não tem lá a rotina mais agradável do mundo, contudo, você se vê preso na leitura e no dia-a-dia daquele indivíduo que não faz a mínima questão de agradar ninguém. Ele é o que é, quer você goste ou não. 

''A tradução que entreguei a Januário não valia mais do que cinquenta reais; por outro lado, sua filha tampouco é uma foda digna de cem reais, de modo que estamos, poeticamente, quites.''

Já conheciam a obra? 
Sobre o autor:
 Zeka Sixx é gaúcho, tem trinta e três anos e mora em Porto Alegre/RS. É advogado, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, DJ nas horas vagas e estreou na literatura em 2015, com o livro de contos "O Caminho dos Excessos". "A Era de Ouro do Pornô" (2016, Editora Multifoco) é sua estreia na narrativa longa.

Você também pode entrar em contato com o autor pelo e-mail:
zekasixx@gmail.com 

Encontre o livro no site da editora e não deixe de adicioná-lo no skoob.

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Oie, oie, oie !!!
    Antes de trazer aqui a minha impressão do livro, preciso me explicar ... Nunca fui nada, nada, nada fã do gênero erótico. Não tenho absolutamente nada contra, não condeno quem lê ou quem escreve, mas simplesmente não é o meu estilo sabe ???
    Por esse motivo, sempre passo longe dos livros desse gênero. Nem busco conhecer por já sei que não vou gostar. Das únicas duas experiências que tive, as duas não foram para frente e quase joguei o livro pela janela.
    Maaaaas, fico feliz por ter se aventurado pela obra. E ainda tê-la trazido para cá. Acho que o mais legal no mundo literário, e em vários outros aspectos da vida em geral, é que podemos ter nossos próprios gostos e compartilha-los sem problema algum !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko! Entendo completamente, haha. E tbm como o nome desse é mais ''explícito'', eu compreendo o quanto as pessoas ficam mais 'cismada' com ele.
      Mas é uma obra que dá pra se aventurar sim, foi uma experiência positiva que tive, Max prende a atenção do leitor, achei um personagem divertido;

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu já conhecia a obra, mas não havia entendido como ela funcionava. Sua resenha me deu uma luz muito boa e fiquei super intrigada para conhecer mais sobre a vida do Max.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu uma luz, acho que você vai gostar de conhecer o Max.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá,
    Já tinha visto falar do livro uma vez, mas nunca parei para ler a história dele.
    Parece ser um enredo bem interessante, no momento eu não leria, pois tenho alguns na frente. Mas não descarto para uma leitura futura.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O enredo é interessante sim, com certeza vale a pena você ter o livro na sua lista. Leia!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Anni! Adorei tua resenha e fico muito feliz que gostaste do livro! Legal que percebeste que a linguagem adotada no livro é mais uma necessidade, tendo em vista a personalidade do Max, do que uma opção. Obrigado pela parceria e parabéns pelo blog! Ah, para quem se interessar pelo livro, aproveito para avisar que ele terá uma sessão de lançamento na Bienal de São Paulo, no dia 03/09/16, no estande da Editora Multifoco! Estão todos convidados! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zeka! Fico feliz que tenha gostado. Sei que muitos vão ficar surpresos com a linguagem, mas de fato é uma necessidade para expressar a personalidade de Max, faz parte dele. Eu que agradeço!
      Se eu fosse de SP, eu iria. Abraços!

      Excluir
  5. Adorei tudo isso Zeca e esse sucesso do teu livro

    ResponderExcluir
  6. Já conhecia o livro, mas confesso que ele não faz muito meu estilo.
    Quanto à linguagem mais seca, acredito que seja como você disse: essencial para retratar o personagem proposto.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A linguagem é essencial, não poderia haver forma diferente para retratar o Max.
      Obrigada!

      Excluir
  7. Não conhecíamos a obra, mas vamos confessar que não faz muito o nosso gênero. A linguagem do personagem pelo pouco que lemos na resenha nos incomodou um pouco!!


    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, tem que ter a mente muito aberta para esse tipo de livro.
      Beijos

      Excluir
  8. Eu não conhecia a obra, mas achei bem diferente do que estou acostumada. Achei interessante, talvez eu leia. Beijos,
    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O livro é uma proposta bem interessante, Max por si só é um desafio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olha, nem a capa nem a sinopse me deixou intrigada a ponto de querer ler o livro.
    Entretanto a sua resenha modificou totalmente o meu pensamento! Adorei, quero esse livro pra ontem! rs
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nunca ouvi falar do livro, mas é tão bom quando a gente se surpreende com a leitura né? Vou procurar ler!
    Beijos
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=z9vSLbBv-LE
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrar na rotina de Max é algo bem diferente, acho que vai gostar.
      Beijos

      Excluir

Olá, tudo bem?
Anônimo está liberado, seja educado!
Qualquer dúvida e/ou sugestão, você pode entrar em contato comigo através do e-mail dearmasen@gmail.com
Não esquece de seguir o blog ❤
Obrigada!

Advogada, escritora, leitora e uma eterna romântica.

O QUE ESTÁ BUSCANDO?

POSTS QUERIDINHOS

@DEARMASEN

Arquivos

Pode falar comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *

Copyrights


Todos os direitos reservados - Copyright ©
Conteúdo autoral. Proibido cópia total ou parcial. Plágio é crime!




Tecnologia do Blogger.