Postagens Recentes

15 de mar de 2015

Resenha: Confesse-me

Olá, seus lindos! Lembram do livro que apresentei à vocês recentemente? Então, agora já estou trazendo a resenha dele. Nos passa uma mensagem bem interessante, com certeza vale a pena conferir:

http://static.tumblr.com/fegez1q/918nl9rha/cr.jpg

 Título: Confesse-me
Autor(a): Hugo Ribas
Editora: Giostri
Número de páginas: 103
Sinopse: Hector está à beira dos 30 anos e sempre relegou seu sonho de ser escritor em nome de 'empregos estáveis' para ajudar a mãe a sustentar a casa. Em meio a uma revisão de sua vida e como chegou ao ponto em que se encontra, ele expõe ao leitor o dilema que envolve reconhecer aquilo que se é e se deseja fazer na vida, por prazer e não pela simples obrigação das contas a pagar no final de cada mês.

###
 Confesse-me conta a história de Hector, que sempre teve o sonho de ser escritor, mas que 'deixou isso de lado' durante toda a sua vida para permanecer em empregos estáveis - que lhe dessem um salário fixo, mas que, em contrapartida, não lhe proporcionavam o mínimo prazer.

Frustrado com toda a situação, o personagem se vê perante o dilema de continuar trabalhando naqueles empregos que não o satisfazem ou se dedicar por completo e seguir seu sonho de ser escritor. Contudo, é nessa decisão chave que mora todo o problema. 

O que Hector poderia fazer diante de tais situações? De um lado media-se um emprego enfadonho, onde se via obrigado a fazer o que não gostava, com pessoas que não tinha o menor gosto em conviver, todos os dias. Com isso, todas as suas contas seriam pagas. Do outro lado, o seu sonho em ser escritor o chamava. Histórias lhe pedindo para serem escritas, querendo fluir pelo seu dom e ganhar espaço no mundo. Porém, suas contas ficariam engavetadas exigindo serem pagas. 

 ''Ah, pobre humanidade, que se conforma em ser infeliz [...]. Ninguém queria estar ali. A grande maioria da raça humana trocaria aquele dia estressante por uma boa piscina, e por quê? Por que disseram 'sim' sem estar de acordo.''

 O livro nos mostra a pura realidade que vemos constantemente. Pessoas com suas vidas entediadas, fazendo aquilo que não querem, por simples 'comodidade'. Será que podemos chamar, de fato, de fazer aquilo que considera mais cômodo? As pessoas se tornaram adeptas ao conformismo, deixando para trás o que realmente querem.

O personagem mostra-se extremamente mal-humorado, mas quem pode julgá-lo por isso? Aquela não era a vida que ele queria. E é aí que debatemos com muita ênfase: Uma coisa é você reclamar do problema e procurar solucioná-lo, e outra, é você se queixar do problema constantemente e não ir atrás de meios que possam resolvê-los. 

Hector via-se diante de diversas pressões. Havia a pressão social, psicológica e as famosas crises existenciais. Não há matança pior do que aquela que vem de dentro de si mesmo

''Enveredei por caminhos por que eu nunca tinha planejado enveredar e agora... Agora eu tinha a perfeita sensação de que a vida me engolia. Eu queria gritar, dizer ao mundo que eu ia ser um escritor, mas a vida não permitiria, jamais!''

 O autor utiliza de uma linguagem super fácil e prática de ser lida, fazendo com que a leitura seja bem rápida. Fiquei curiosa pra saber se Confesse-me é quase que uma autobiografia. Será? 

As dificuldades que um escritor encontra durante todo o seu percurso, as responsabilidades do dia a dia batendo à sua porta, fazem com que ele tenha que afundar seu sonho, deixando-o guardado lá num cantinho, enquanto outras coisas tornam-se sua prioridade. 

Confesse-me mostra o quanto perdemos por dizer ''sim'' à tudo o tempo inteiro. Faz com que levantemos o questionamento do que aconteceria se arriscássemos o ''não'', arriscássemos o 'vou fazer o que eu quero', o que eu gosto, o que me dá prazer. E Hector arrisca, e, além de te inspirar, faz com que você torça por ele. 

A vida é uma só, não vale a pena se prender a algo que não nos satisfaça. As coisas realmente não são fáceis, mas começar a correr atrás do que quer já é um começo. Não dizem que as pessoas são do tamanho dos seus sonhos? Não seja um ser pequeno! Não se permita jogar fora o que você tanto anseia.

Não poderia deixar de terminar essa resenha sem parabenizar o autor pelo livro espetacular. Tenho que confessar que é um livro que faço questão de recomendar, uma leitura maravilhosa.

Links para compra do livro:
Livraria Cultura
Cia dos livros
Livraria da travessa


O que acharam? 

Postado por Anni

21 comentários:

  1. Estou com muita vontade de ler este livro, parece muito bacana e aquele livro que vamos levar para a vida.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou na mesma situação, mas ao contrário do personagem segui o que eu queria e fui fazer a faculdade de Jornalismo, pra ver se conseguia um emprego em que pudesse escrever. Mas estou cada vez mais convencida de que esse caminho não é nada fácil, por outro lado sei que se eu escolhesse um outro curso, como administração, por exemplo, não estaria satisfeita nunca e assim não poderia exercer meu trabalho o melhor possível. Fora o fato de estar sempre infeliz, porque querendo ou não o trabalho ocupa muito tempo do nosso dia, então temos que ser felizes no que fazemos.

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  3. Oooi,

    Acho que esse é o drama de muuuita gente né?
    Eu gostei do enredo e da sua resenha.
    O melhor de tudo é saber que o autor soube trabalhar bem o tema e ainda assim trouxe uma super reflexão para você!
    Acho que o autor consegue acertar todos os objetivos.
    Quero MUITO fazer essa leitura agora :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oooi,

    Acho que esse é o drama de muuuita gente né?
    Eu gostei do enredo e da sua resenha.
    O melhor de tudo é saber que o autor soube trabalhar bem o tema e ainda assim trouxe uma super reflexão para você!
    Acho que o autor consegue acertar todos os objetivos.
    Quero MUITO fazer essa leitura agora :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da capa do livro. Ela é linda. Quanto ao tema do livro, o eterno dilema, fazer o que gosta ou o que dá dinheiro. Feliz é quem consegue unir as duas coisas. Mas levando em conta os problemas de saúde que isso pode ocasionar, é melhor fazer o que gosta hehe. Não sei se leria o livro, por não ser de um gênero que eu goste muito.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oii!!!

    Gostei muito da tua resenha, já vou add o livro na minha conta do skoob. O enredo parece ser instigante e aqueles em que o leitor fica preso até a última página. Gostei!!

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  7. Oi c:
    Já tinha comentado aqui, mas eu acho que não foi, não sei ç.ç
    Gostei muito da resenha, parece ser um livro ótimo 3:
    Beijos!

    ||Crazy Cake ||

    ResponderExcluir
  8. Gostei desse livro desde a primeira vez que você me falou dele porque me identifico muito com o protagonista com esse dilema entre seguir os sonhos ou fazer algo por pura praticidade e dizer "sim" quando queremos dizer "não".
    Amei a resenha. ;)

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiii Anni!!!!!

    Adorei a resenha! Fiquei muito feliz por ver que você conseguiu transcender o fato de Hector ser alguém mal humorado e por vezes negativo. Você conseguiu enxergar o que há por trás de tantos relatos descontentes... Sim, a vontade de dizer "sim"... A vontade de ser feliz, e enxergar o lado bom e desafiador da vida!

    Obrigado pelo carinho!
    Hugo.

    ResponderExcluir
  10. Oláá!
    Eu já tinha ficado interessada pelo livro, quando vi o post de divulgação e sim é tudo o que pensei sobre o livro e mais um pouco. Faltava um livro desse na minha estante. As pessoas se acomodam com aquela vida fácil mas depois de um tempo mais depois de um tempo começamos a ficar cansados e nos perguntamos se vale a pena continuarmos!
    Adorei a resenha :D

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Oii ! Tudo bem?! Terminei de ler esse livro agora mesmo e vim aqui pra ler sua resenha. Ficou super bem escrita e capitamos as mesmas coisas sobre o Hector! Esse livro é incrível !!
    Beijo!!
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Parece ser aquele tipo de história que não inspiraria só quem quer ser um escritor, mas todo mundo que se encontra em um lugar e momento da vida no qual não queria estar. Penso que leria sim.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Estou querendo ler muito esse livro,e me encantei demais pela sua resenha que fiquei agora mais curiosa para ler ele.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Deve ser um livro maravilhoso de se ler, pra aprender muito eim?
    Já coloquei na minha lista!
    Beijos, Naah!

    Chega Mais Amiga

    ResponderExcluir
  15. Muitas pessoas vão se identificar, pois creio que a maioria desisti de alguns sonhos para viver outra coisa que não desejava tanto. O livro me parece muito bom. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro ainda, amei a resenha, o importante é nunca desistir dos seus sonhos...
    Beijos
    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  17. Amei
    Quero ler todo, amei a resenha
    Beijos
    http://niviacoelhomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Já tinha lido várias resenhas boas desse livro, e to bem ansiosa pra ler!

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  19. Achei bem interessante. Não tinha lido nenhuma resenha sobre ainda e adorei a sua!

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem??? Pior que esse é o drama de todo escritor (brasileiro pelo menos). É difícil ganhar dinheiro com livros. Não é nem questão de conformismo. Mas aqueles que conseguirão se manter com um trabalho desses, são poucos. Mas claro que quando o sonho e o desejo são grandes, vale a pena se sacrificar :3
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Qualquer dúvida e/ou sugestão, pode entrar em contato através do e-mail masenstale@hotmail.com
Enjoy!