Postagens Recentes

1 de abr de 2014

Afinal, o que é uma fanfic?


Fanfic é a abreviação do termo em inglês fanfiction, ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada apenas por fic. Os autores dessas diferentes obras são chamados de ficwritters, quase que obviamente, rs.

É basicamente histórias escritas por terceiros - sobre determinado livro, série e etc...- onde o enredo difere completamente do original.
Como assim?
Você é fã de Harry Potter e resolve escrever uma fic de HP. Então quer dizer que você irá criar uma história.

Se eu vou criar uma história, então qual o vínculo com HP? E porque é chamado de fanfic?
Criará uma história com um enredo totalmente diferente do oficial - ambientação, personalidade dos personagens... Tudo mesmo! Entretanto, os personagens continuam sendo da Saga, criados pela ilustre JK Rowling. Certamente você dá o aviso nas notas da sua fanfic, como dou nas minhas, por exemplo: 
''Personagens pertencentes à Stephenie Meyer, mas o enredo é completamente meu. Proibido todo e qualquer tipo de cópia. Plágio e crime!'' Yeah, escrevo fanfics de Twilight.

Voltando ao exemplo citado anteriormente, a história é sua, você faz o que quiser com ela. Pode colocar Harry namorando a Hermione, Harry sendo um executivo dono de uma empresa, pode fazer com que os pais dele não morram ou até que ele mesmo morra. Como eu já disse, você faz o que quiser.

E plagiar uma fanfic é crime, sabia?! Muitas ficwritters estão tornando suas histórias originais (literalmente falando), e lançando livros - só precisa mudar o nome dos personagens. Afinal, a história é toda dela, já falei bastante isso aqui, mas é bom deixar bem claro, rs.
E cá entre nós, sendo assim é até mais fácil, não é?! A autora já posta sua fic, conquista leitores, depois a torna original e lança como livro - isso facilita porque ela já tem um vasto público conquistado. Depois faço a resenha aqui no blog de algumas fics que viraram livros.

Os sites mais populares - e que eu recomendo- para você ler e/ou publicar suas fics são: nyah e fanfiction.net.

E as fanfics ainda se dividem em uma infinidade de categorias, como uma que citei em uma postagem recente. Se tiver curiosidade, é só ler aqui

O mundo das fanfics é altamente maravilhoso, você pira diante de tantas probabilidade incríveis. Se você já é desse 'mundo', continue. E se você ainda não é...
Te convido a entrar!

Postado por Anni

66 comentários:

  1. Legal, eu já sabia mais ou menos que se tratava disso,
    mas depois do seu post tudo ficou bem mais claro... Gostei de saber mais sobre esse universo de escritores virtuais.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou tudo mais claro, fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  2. Tenho um twitter de fã, e sempre li fanfics. Adorei a explicação. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm sempre li fanfics. Que bom que gostou ^^ beijos!

      Excluir
  3. Nunca sabia o que era! rsrs
    ótima explicação amor!

    www.pequenamenina31.blogspot.com.br
    Beijoooos!

    ResponderExcluir
  4. Eu até lia umas fanfics, mas faaaz muito tempo... Parabéns pela explicação, a Raíssa, outra blogueira do Resenha e Outras Coisas escrevia uma antigamente.

    Beijinhos,

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu leio muuuitas fanfics, adoro isso *-*
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  5. Muito legal sua explicação... Já sabia o que era e como funcionava e tal, porque como eu disse uma vez eu era viciada em fanfic e ainda sou. hahaha Mas gostei da maneira como você explicou... ><
    Eu queria ter tempo para escrever algumas fanfics, mas estou cheia de coisas para fazer. =( Quem sabe um dia né?? :D

    Tenha um ótimo dia.
    Beijos
    http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, fico feliz que tenha gostado da explicação. Esse mundo das fanfics é tão intenso.
      Eu tbm dei uma parada na vida de ficwritter, voltarei depois.
      Quem sabe um dia mesmo, rs.
      Beijos!

      Excluir
  6. Não sou contra esse tipo de escrita
    Mas acho muita sacanagem quando colocam nos blogs e fazem postagens divididas em um monte de partes
    Acho que isso deve ser postado em um local adequado para quem gosta de ler ir atras...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi direito, rs.
      Colocam divididas pq as histórias ainda não estão finalizadas, vc vai acompanhando.
      Beijos

      Excluir
  7. Agora sim entendi bem o que é kkk

    Beijoos, Ana Carolina
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  8. Que bacana, eu não sabia o que era e nem que isso existia, eu queria reiventar alguma história para Diários de um vampiro, vou tentar!♥
    Beijinhos.
    Convido você a visitar meu blog:
    Justo eu?
    Universo feminino, beleza, maquiagem, moda, comportamento e literatura
    Vem curtir nossa Fan page!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente sim. Esse mundo das fanfics é maravilhoso.
      Beijos!

      Excluir
  9. Acho legal, na minha pré adolescência eu escrevi algumas e isso certamente foi importante pra desenvolver a minha escrita. Mas hoje, prefiro seguir com as minhas crônicas :)

    isabelefarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Elas são ótimas para aprimorar a escrita mesmo, isso é mto bom.

      Excluir
  10. Ah sim , achei que era tipo um fã clube hahaha

    claudiniz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. ótima explicação!
    Eu escrevo fanfic a dois anos!! Eu eu simplesmente amo isso, é o meu jeito de se expressar.
    A única coisa que eu não sabia, era o nome das escritoras de fanfic. haha. Quando alguém perguntava algo do tipo, eu falava, "as fãs que escrevem historias" hehe.
    É bom saber. Eu sou uma Ficwritter. ^3^
    Beijos,
    Pensamentoscomchantilly.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos ficwritters o/ rs É bem legal, não é?! Adoro isso.
      O mundo das fanfics é tão extenso.

      Beijos

      Excluir
  12. Adorei a explicação, eu tinha dúvidas sobre isso rs
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não sabia, adorei a explicação!

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu não sabia que bom , esclareceu uma dívida.
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amamos a explicação sobre o que é um fanfic.

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Sempre posto em uma pagina no facebook do Luan Santana ! rsrsrs

    Beijos , http://sdviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Gostei do post. Ficou bem explicado. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  18. Sou super-fã de fanfics e leio váriass! Recomendo que procure esta: You Gotta Chase The Storm... Beijinhus *-*

    http://www.montadanoestolo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia, achei bem legal sua explicação.
    Boa quarta-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Adoro fanfics de fazer e de ler <3
    Post novinho! passa lá?
    Beijinhus.... roohuniverse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Acredita que eu nunca consegui ler uma fanfic inteira?? Nunca consigo me prender! hehhe

    http://drunksforfashion.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu já li vaaaarias fanfics, e eu escrevi uma também, adorei o post, segue de volta? estou recomeçando… kisses

    Makeup Forevah ♡

    ResponderExcluir
  23. Gostei da explicação sobre fanfic, não sou muito ligada nesses assuntos, mas adorei saber.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. a eu gosto tanto ! da forma com escrevem sabe eu era completamente viciada hoje me afastei um pouco, gosto das de terror
    http://blogeuvaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc encontra diferentes formas, não é?!
      Leio muito romance.

      Excluir
  25. Não sei nada sobre essas coisas, mas achei interessante.
    É bom ler histórias criadas por pessoas "comuns" :)
    Beijos e obrigada pela visita.

    dicasdaluuhblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ^^ É ótimo mesmo.
      Beijos!

      Excluir
  26. Eu não conhecia muito sobre as fanfic, adorei ♥
    Beijos, beijos!

    Dearitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Teve uma época em que eu era VICIADA em fanfics, era época do orkut ainda, hahaha. Comunidades de fanfics e tal. Adorei o post! <3

    Beijos,
    diariodasquatro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heeeeeeeeeeeey, eu tbm sou da época do orkut *u* fanfics sendo postadas nas comus, posts ao vivo. Que nostalgia, rs.

      beijos!!

      Excluir
  28. Tinha um tempo que lia muito fanfics das séries de livros que gostava, parei de ler depois que o tempo livre que tinha foi diminuindo, mas ainda me deparo com uma ou outra que acabo lendo vez ou outra. Enfim, bom post, com certeza pode esclarecer s dúvidas de muita gente.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é. Eu continuo lendo muito, mas agora dedico mais tempo naquelas que já estão finalizadas.

      Excluir
  29. li várias fanfics mas agora sei certinho o que a caracteriza!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo post.Muito bom,principalmente pra quem não sabe o que são fanfics.Já tinha lido algumas fanfics e acho bem legal.Sempre que posso leio algumas.
    Bjs
    Thamires do blog Nerd 2000
    http://nerd2000.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Fanfic são bem legais, não é?!
      beijos

      Excluir
  31. Eu já acompanhava fanfic's antes, e cheguei a participar de um, bem amador, diga-se de passagem, rsrsrs Mas lendo aqui descobri que o termo tem muito mais do que eu imaginava, muito legal!! ^^
    Parabéns pelo post guria!! Bjssss...

    http://desajustadoarrumado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

- Não esqueça de comentar/seguir e deixar a sua opinião.
- Anônimo está liberado, seja educado.
- Qualquer dúvida e/ou sugestão, pode entrar em contato através do e-mail masenstale@hotmail.com
Enjoy!