Postagens Recentes

31 de jan de 2014

Trazendo novamente: Erros de fanfics

Isso já havia sido postado antes, mas achei tão interessante que resolvi mostrar de novo.
A matéria foi feita pela Michele do blog: Leitura e outras coisas. *Os créditos são dela ;) Okay? Okay!
http://static.tumblr.com/fegez1q/opBn0a932/cr.png 

Erros de fanfics
Lendo algumas fanfics de sites populares como o Nyah Fanfiction e o Fanfic.net, eu notei que alguns autores cometem erros que incomodam o leitor e na maioria das vezes o faz desistir de ler a fic. Como notei que alguns leitores deixam a desejar. Irei mostrar alguns erros que grande parte das  pessoas nesse mundo fanfiction cometem. Deixem sua opinião dizendo se concordam ou não e me digam o que incomoda também nas fics que não tenha sido citado aqui.


1º Sinopse: Queria informar aos autores que sinopse serve para atrair o leitor, fazer com que ele leia a sua fic, pois parece que alguns autores não entendem isso. No lugar da sinopse eles simplesmente escrevem um resumo da fic. Sei que é difícil escrever uma sinopse, eu também escrevo fanfic e sei a dificuldade disso, mas escrever o resumo da fic não pode e tem autores que sem ao menos perceber acabam deixam subentendido como será o final da historia.
 

2º Erros comuns: Não há nada mais broxante que você se empolgar a ler uma fic e no primeiro capítulo ou no prólogo o parágrafo começar com letra minúscula e para indicar a fala no lugar de travessão alguns autores usam underline. Sério alguns autores não sabem, mas a maioria dos leitores quando vê o parágrafo começar com letra minúscula eles desistem de ler a fic, não são todos, mas a maioria sim. Os que não desistem e dão uma chance para a fic logo desistem dela também, pois o autor insiste nos erros e todos os parágrafos se iniciam com letra minúscula. E sem falar que há autores que não sabem que existe um botão que serve para dar espaço, não separam as falas dos pensamentos e o leitor tem que adivinhar o que é cada coisa e sem falar que fica um texto enorme já que o autor não separa nada e te cansa só de olhar.


3º PO onde a autora é o personagem original: Nada contra PO (personagem original), mas quando se escreve uma fanfic, é para outras pessoas lerem não só a autora. Então eu acho muito sem noção fanfics onde a autora ou autor tem um relacionamento com o personagem principal. E ainda escreve que tem poderes, é muito inteligente e com uma beleza inigualável, humildade né autores, ok se querem escrever fanfics com PO, mas, por favor, não se coloquem como o centro das atenções. 

                                                 

Exemplo: Eu já encontrei fanfic onde o Harry Potter se apaixonava pela autora, percebi que era autora, pois ela utilizava o nome dela e pela foto no perfil do site ela se descreveu nas características físicas do personagem e o Draco Malfoy na fic lutava pelo amor dela também e dei uma espiada no último capítulo, pois eu não iria ler a fic ela termina com os dois no final. E sem falar que ela era a filha renegada do Voldermort e a mais poderosa do mundo bruxo.



4º Prévia do capítulo: Não entendo autores que postam prévias do capítulo e ainda deixam nas notas iniciais “Capítulo pronto ai vai à prévia”, cara posta logo o capítulo se ele está pronto, não tortura os leitores só postando a prévia, posta logo o capítulo.
 

5º Gírias: Adoro ler fanfics e percebo que algumas fics têm características na linguagem do autor e tal o que não é muito ruim. Porém autores têm determinadas gírias ou falas características de sua região que não fica melhor não se deve por em uma fic, como: Guria, guri, aff, novinha, mina, miga, Jamé, rapariga e entre outras. Eu já vi essas e outras em várias fics sendo que estas fics se passam fora do Brasil. Autores vocês acham que essas gírias e características regionais existem nos Estados Unidos, Londres ou Japão. Acho que ninguém no Japão chama a garota de rapariga, ou nenhum norte-americano chama um garoto de guri e eles não falam aff... Então pensem duas vezes antes de utiliza-las em suas fics.



6º Reviews/Comentários: Queria entender o porquê dos leitores colocarem as fanfics nos favoritos e não deixarem nenhum comentário. A mão não vai cair leitor se você escrever o que achou do capítulo, eu entendo que alguns leitores deixam nos favoritos para ler depois, mas tanto no Nyah quanto no FF.net mostra a quantidade de leitores que o autor tem e mostra a quantidade de favoritos e é desanimador para o autor ver que os favoritos e os leitores aumentaram e a quantidade de comentários continua a mesma. Não custa nada comentar, antes quando eu era apenas uma leitora eu achava que não importava, que o meu comentário não iria fazer a diferença, mas saibam que faz sim, faça toda a diferença.

7° Dados: Não entendo porque nos primeiros capítulos os autores fazem tipo dados dos personagens.

Exemplo: Sou Harry Potter, tenho 17 anos sou o maior bruxo de todos os tempos. Todos me amam, Voldermort é meu inimigo sou órfã tenho uma cicatriz em forma de raio na testa. Meus dois melhores amigos são Rony e Hermione eu estou atualmente namorando Gina Wesley irmã de Rony e calço 40.



Autores a graça de ler é você desvendar os personagem no decorrer dos capítulos, fica muito sem graça quando vocês fazem esses dados de praticamente todos os personagens ou dos principais no prólogo ou no primeiro capítulo. Se o personagem tem algum mistério, trauma ou quem são seus amigos e desafetos, os leitores querem descobrir isso no decorrer dos capítulos não no primeiro parágrafo da fanfic.

8º Gêneros e Avisos: Eu penso que antes de qualquer autor postar a sua fic ele deveria ter noção de pelo menos o que são alguns gêneros e avisos, porque tem autor que marca todos os gêneros e avisos ou seleciona a maioria sem ao menos saber o que é cada um. Já vi fics onde o era um casal heterossexual e a autora marcou Orange para a relação deles. Sério, autores não precisa saber o significado de todos, mas errar esse tipo de coisa demonstra desinteresse da sua parte com a fic e sendo que os leitores procuram fics pelos gêneros e se cometer esse tipo de erro sua fic estará junto com as fics de mulheres homossexuais. E a mesma coisa para os avisos não adianta marcar a sua fic com os avisos de conter zoofilia e pansexualidade se nem ao menos você sabe o que significa.

Para quem não sabe deixarei dois links explicando os que é alguns gêneros e avisos.



Só lembrando que foi retirada do: Leitura e outras coisas
Eu achei essa matéria super super interessante mesmo. Possui vários pontos ótimos para entrar em detalhe. 
Então, vocês concordam?

Postado por Anni

4 comentários:

  1. Com certeza, eu escrevo fics, não sou lá muito boa mas... A maioria das coisas eu já sabia, mas teve outras dicas que me ajudarão bastante daqui pra frente na hora de escrever uma nova. Dicas muito boas, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sabrina... São dicas bem interessantes, não é?! Ajudam bastante.
    Você escreve tbm? Que legal. Posta em que site?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Interessante mesmo. O 1, 2 e 6 foram os que mais concordam. Pura verdade.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com TUDO!! É exatamente assim

    ResponderExcluir

- Não esqueça de comentar/seguir e deixar a sua opinião.
- Anônimo está liberado, seja educado.
- Qualquer dúvida e/ou sugestão, pode entrar em contato através do e-mail masenstale@hotmail.com
Enjoy!