Postagens Recentes

3 de ago de 2013

Entrevista com a ficwriter Olívia Vert



Galerinha, eu de novo por aqui! U_U
Bom, hoje eu trago todos os meus destaques para a autora Olívia Vert, de Rede de Segredos! Isso! A mente brilhante por trás de Rede de Segredos decidiu que me concederia alguns minutos de seu tempo, para responder a algumas perguntinhas sobre o processo criativo de sua estória! *-*
Então, aproveitem cada trechinho...



1. Como foi seu primeiro contato com o universo das fanfictions?
Foi através de uma amiga minha, ela me indicou uma história na internet que era uma fanfiction... Logo peguei o gosto pela coisa!

2. Você cita nas notas da sua estória, Rede de Segredos, que uma amiga a incentivou a postá-la no Nyah!... Mas qual foi o seu incentivo para escrevê-la, primeiramente?
Sempre gostei muito de escrever, talvez, por isso, minha mente sempre vive repleta de ideias e cenas de estórias! Um dia eu pensei em uma cena de Rede de Segredos, e comecei a escrevê-la como uma fanfiction de Twilight. Escrevo para mim, antes de tudo! Gosto de ler minhas estórias quando não estou fazendo nada...

3. A maturidade da sua estória é realmente impressionante. Sua escrita e vocabulário são bem desenvolvidos, então se pressupõe que você é uma leitora assídua. Nesse caso, como foi essa sua transição de ‘leitora’ para ‘escritora’? Foi como uma epifania ou algo do gênero?
Foi algo natural, eu diria... A leitura é, com toda certeza, um dos meus passatempos preferidos. Não me lembro muito bem quando decidi a começar escrever, e no que eu estava pensando. Criar minhas próprias estórias e personagens foi algo necessário. E então, comecei!
Não me lembro da época em que não escrevia, ou não pensava em escrever algo. Parece que gosto de fazer isso desde sempre! ~risos~

4. RDS traz uma estória envolvente, com um “Q” de mistério. Esse tema “máfia” me parece algo delicioso de se ler, e terrivelmente difícil de se escrever! Quais influências você utilizou para delinear essa trama?
Acho que sempre carregamos influências de tudo o que está ao nosso redor, muitas vezes sem perceber... Gosto de ver e ler coisas que me instiguem, que me deixem com a pulga atrás da orelha. Eu poderia citar muitos escritores que me influenciaram, como o Stieg Larsson, a Agatha Christie, até mesmo o Dan Brown... Quanto à máfia, bom, eu pesquisei e vi muitos filmes para tentar compô-la de forma correta.


5. Em RDS, nós temos uma Isabella e um Edward muito diferentes do que estamos acostumados em Twilight. Isso facilitou ou dificultou as coisas no momento da criação da fanfic?
Não procurei me espelhar nas personalidades das personagens da Stephenie Meyer, então, não foi difícil! Usar os nomes deles é apenas uma espécie de homenagem para a saga... Além do que, muitos personagens de RDS eu imagino com a aparência dos de Twillight. Além de amar os nomes... Foi um grande facilitador, isso sim! ~risos~

6. Mesmo que a pergunta, a princípio, possa parecer um pouco óbvia, eu me sinto no dever de fazê-la: como você chegou à conclusão de que, Rede de Segredos, seria a melhor escolha no momento de titular sua fic?
Eu fiquei em dúvida entre dois nomes, Rede de Segredos e Rede de Mentiras. Escolhi “Segredos” porque acho que representa melhor a ideia do enredo. Praticamente todos os personagens têm coisas guardadas, fatos que vamos descobrindo ao longo do tempo, motivações... Além do passado da nossa personagem principal, que é um mistério até para ela mesma. Devo confessar, entretanto, que fiquei meia hora testando a sonoridade de "mentiras" e "segredos", até que finalmente me decidi!

7. Em RDS, todo o clima de tensão entre Edward e Isabella, por vezes é substituído por algo um pouco mais picante, por assim dizer. Você tem algum cerimonial específico no momento em que está escrevendo essas cenas?
É... então... ~risos~
Quando estou inspirada, dentro da cena, dentro do universo dos personagens, não faço nada... Simplesmente sento acompanhada de um café e escrevo! Mas, quando está difícil, ou não estou inspirada, costumo andar pelo meu quarto. Eu sei, é estranho. Mas me ajuda a clarear as ideias e pensar na dinâmica da cena!

8. Existe algum autor/autora em quem você se inspirou para começar a escrever? Como o formato de terceira pessoa em que você narra, por exemplo. Por que ele, e não uma narrativa em primeira pessoa?
Tem vários autores que eu admiro... Mas, levando-se em conta que escrevo uma fanfiction, nada mais natural que me inspirar com outras. Sempre gostei da Natália Marques, principalmente na fanfic "A Infiltrada" e da Jane Herman, autora de "Entre a Nobreza e o Crime". Elas escrevem maravilhosamente bem, e o enredo das estórias é fantástico!
Já escrevi em primeira pessoa, mas prefiro mil vezes "olhar de cima" o que está acontecendo. Tenho a possibilidade de contar os sentimentos dos personagens diante de um mesmo fato ao mesmo tempo...

9. Dentro do mundo das fanfictions, existe algum autor/autora, que você realmente admire? Seja o enredo, a escrita propriamente dita, ou o conjunto de todos os fatores que se pode admirar num autor?
Que eu realmente admire, a Jane e a Nati! Tenho até os livros delas. ~risos~
Agora, admiro muito a Lily Gomes que me encantou com "Doce Inferno", a Juh Cantalice que escreve divinamente, a Lu Nandes que começo a conhecer o trabalho agora com "Save Me", a Meggs pelo seu desprendimento com os personagens, e a Sandy Beatriz, que escreve muito bem e que tenho certeza, promete!

10. Por último, Olívia, como você se definiria enquanto escritora?

Uma aspirante. Com toda a certeza. Estou longe de ser parecida com os escritores que admiro. Sempre me cobro demais, e penso que poderia ter feito melhor. Sou minha maior crítica, raramente fico totalmente satisfeita com o que ponho no papel. Por isso, sempre procuro ler cada vez mais, e escrever também! Penso que essa seja a chave para um crescimento na escrita. Às vezes acho que Rede de Segredos tem potencial para ser uma boa estória, mas que estou contando-a de forma completamente errada! ~risos~


Bom, é isso! Espero que vocês tenham curtido, porque foi super legal fazer perguntas sobre o "making off" para nossa querida Olívia.
E falando nisso, eu quero super agradecer a ela pela paciência e disposição de responder às minhas perguntas!
Beijocas, people! Até a próxima! ;)


Link do perfil de Olívia Vert: http://fanfiction.com.br/u/241877/



Postado por Evelyn Sant'anna, leitora assídua de Rede de Segredos, que nunca se cansa da empreitada de arrancar spoillers.

Postado por Evelyn Sant'anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Não esqueça de comentar/seguir e deixar a sua opinião.
- Anônimo está liberado, seja educado.
- Qualquer dúvida e/ou sugestão, pode entrar em contato através do e-mail masenstale@hotmail.com
Enjoy!